A rotina do brasileiro ainda não se estabilizou. E os problemas e impactos causados pela pandemia crescem a cada dia. São novos desafios, adaptações e um stress gerado pelas incertezas acarretam inúmeros itens que abalam o estado emocional das pessoas.
A instabilidade no trabalho, na vida escolar dos filhos, manter o equilíbrio no orçamento familiar são fatores que tomaram um rumo ainda mais preocupante. Não dá pra fugir desta realidade, pois a urgência em organizar uma rotina tem tirado muitas noites de sono. Com a reabertura das atividades industriais e comerciais, mesmo que seja ainda num formato indefinido, o brasileiro sente a necessidade de uma pausa. E para aliviar as tensões as pessoas tendem a aproveitar os feriados e os dias de folga para descansar. Muitas vezes, as opções são as viagens ou passeios, mesmo em tempos de muitas restrições. Com a necessidade de não abrir mão do lazer como alternativa para amenizar as tensões, pode onerar custos maiores no orçamento.
Para amenizar o stress, o lazer não deixou de ser prioridade pra muita gente, e é necessário para a qualidade de vida de cada um. Em tempos de crise econômica, financeira e sanitária que afetam todas as classes sociais, o brasileiro parece estar mais consciente.
Ainda há muitas pessoas que deixam de pagar suas dívidas, caindo na inadimplência, e contraindo dívidas que podem complicar a vida financeira. Por isso, é necessário planejar os gastos, afinal, é um investimento em qualidade de vida. Vários economistas sugerem dicas que podem lhe ajudar na redução dos custos para evitar outras dores de cabeça quando chegar a fatura do cartão de crédito e os boletos bancários.
1 – Escolha o destino de forma realista;
2 – Faça um levantamento e análise dos custos;
3 – Fique de olho nas promoções;
4 – Não utilize todo o limite dos cartões de crédito;
5 – Defina o período da viagem;
6 – Pague suas dívidas antes de viajar e planeje as contas do próximo mês;
7 – Nunca gaste mais do que você recebe;
8 – E, finalmente, cumpra com as regras e protocolos de segurança, pois ainda estamos no período de pandemia.
É! Dinheiro no bolso para realizar todos os sonhos ainda continua sendo um sonho. Então, a saída é mesmo aproveitar os feriados com um descanso mais prático e econômico.
Redação: Manoela Suely
Foto: divulgação/google.com