11º Primeiro Batalhão de Bombeiros Militar recebe onze soldados
Ontem foi dia de dar boas-vindas aos novos soldados do 11º Primeiro Batalhão de Bombeiros Militar. A convite do Tenente-Coronel BM Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes, o Coronel Silvane Givisiez, vereador em Ipatinga, foi recepcionar os onze bombeiros que passaram a integrar a corporação, atualmente com um efetivo de 230 militares.
Coronel Silvane Givisiez, que teve papel relevante na elevação da Companhia dos Bombeiros em Ipatinga a Batalhão, destacou a importância de ser bombeiro e a nobre missão de salvar vidas. “Fico feliz em fazer parte dessa história e poder recepcioná-los juntamente com o comandante Nunes. Desejo todo sucesso nessa honrosa tarefa”, ressaltou o Coronel Silvane Givisiez, que estava à frente do 5º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros quando Ipatinga passou a ser Batalhão.
O conselho para os novos bombeiros de quem conhece muito bem a profissão é sempre procurar fazer o melhor, colocando em prática os conhecimentos adquiridos na instituição para o bem-estar das pessoas. “Na minha carreira como bombeiro sou muito grato a todos. Aqui fiz grandes amigos e participamos de vários trabalhos em prol da comunidade”, lembra.
Estão ligados ao 11º Batalhão, sob o comando do Tenente-Coronel Nunes, além de Ipatinga, as unidades de Itabira, Manhuaçu, Caratinga, Timóteo e Coronel Fabriciano, coordenando as ações em 85 municípios mineiros. A mudança de status de Companhia para Batalhão permitiu melhorias na estrutura da corporação e a ampliação do número do efetivo dos bombeiros.
Em Minas, as inscrições para o concurso dos Bombeiros estão abertas até o dia 02 de setembro. São 145 vagas para o curso de formação de soldados e 21 vagas para o curso de formação de oficiais, sendo 10% das vagas destinadas às mulheres.
Para participar, os candidatos precisam ter ensino médio completo, ter entre 18 e 30 anos e altura igual ou superior a 1 metro e 60 centímetros. Os salários iniciais variam de R$ 4.631,21 a R$ 10.028,29. Além das provas, os candidatos terão que fazer os exames médicos preliminares e complementares, avaliação psicológica, teste de capacitação física e exame toxicológico. O último concurso, realizado em 2020, abriu 500 vagas para formação de soldados. O de oficiais, que abriu 30 vagas no ano passado, ainda está em processo de conclusão.