Em comemoração ao aniversário do Décimo Primeiro Batalhão de Bombeiros Militar e ao Dia Nacional do Bombeiro foi realizada na manhã de ontem uma solenidade no Centro Cultural Usiminas com a condecoração de policiais da ativa e reformados da instituição, além de integrantes da comunidade que contribuem com os trabalhos da corporação, ajudando a cumprir o propósito institucional: salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.
O Coronel BM Alexandre Humia Casarim, comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros fez a entrega as medalhas de Mérito Profissional, da Ordem do Imperador Dom Pedro II e Destaques Administrativos e Operacionais do Corpo de Bombeiros, juntamente com o Coronel Silvane Givisiez, vereador em Ipatinga, e o Tenente-Coronel Alexsandro Nunes.
Durante os 44 anos de história do Corpo de Bombeiros Militar na região, a unidade conquistou o respeito e o carinho da população. A Medalha de Mérito Militar destina-se a distinguir e premiar os militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em reconhecimento aos bons e leais serviços prestados ao longo da carreira Militar. A comenda é classificada nos graus Bronze, Prata e Ouro. É destinada aos bombeiros que completaram respectivamente 10, 20 e 28 anos de efetivo serviço prestado.
A Medalha de Mérito Profissional é concedida anualmente no aniversário do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, regulamentada pelo decreto 43.194 de 2003. Destina-se a homenagear atos de bravura e ações meritórias e administrativas por servidores da ativa, reserva ou reformados do Corpo de Bombeiros.
A Medalha Dom Pedro II, regulamentada pelo decreto 43.194 de 2003, é a maior honraria dente as condecorações, medalhas e demais homenagens prestadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
Além do Coronel Alexandre Humia Casarim, participaram do evento, dentre outras autoridades, o Coronel Silvane Givisiez, ex-comandante do 5º COB, Coronel José Vitoriano, representando a União dos Militares, tenente-coronel Alexsandro Nunes, comandante do 11º BBM, tenente-coronel Ademir Dias Cardoso, representando o Comando da 12ª Região da Polícia Militar, Major Anselmo Pedrosa, representando o comando do 14º Batalhão de Polícia Militar, Major PM Átila Porto, comandante da 12ª Companhia de Meio Ambiente, Marildo Carlos – Polícia Penal de Minas, Fábio Teixeira – Usiminas, o Procurador do Ministério Público do Trabalho Adolfo Jacob Flaviano Mirco Gaggiato de o presidente da Fiemg Regional Vale do Aço.
CONQUISTA
O 11º Batalhão de Bombeiros foi inagurado em 22 de julho de 1978 sob a denominação de Primeira Seção de Combate a Incêndios ainda vinculado à Polícia Militar que contava com 40 homens. Em 1994 tornou-se o 2º Pelotão da 3ª Cia Companhia Especial do Primeiro Batalhão em BH.
No ano de 2000 passou a ser designada 3ª Companhia da 1ª Cia Independente – atual 6º Batalhão em GV – até alcançar sua autonomia adiministrativo-financeira, quando da sua elevação ao status de 3ª Companhia Independente em 2015.
No ano de 2018, a unidade alcançou o maior grau hierárquico, sendo elevada de Companhia Independente à condição de Batalhão de Bombeiros Militar sobre a denominação de 11º Batalhão de Bombeiros Militar.
Um dos principais responsáveis por este feito, o Coronel Silvane Givisiez, homenageado na manhã desta terça-feira com a Medalha de Mérito Militar Grau Ouro por reconhecimento aos serviços prestados à corporação, recordou a luta para obter esta conquista. “Tive a oportunidade de concretizar este sonho antigo da região e poder deixar este legado no período em que fui comandante operacional dos bombeiros, quando estava no maior posto corporação”, contou, agradecendo também o reconhecimento de toda a comunidade aos trabalhos realizados pelos bombeiros militares.