Em defesa da mulher

Programação cumprida no bairro Bom Jardim marcou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Legenda

A Secretaria de Assistência Social(SMAS) de Ipatinga realizou na manhã desta terça-feira(29), na praça central do bairro Bom Jardim, um evento com diversas atividades focadas no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, data que é lembrada anualmente em 25 de novembro.

No local, munícipes receberam orientações sobre o enfrentamento da violência, e a ênfase especial foi para os canais abertos para denúncia, que são o tradicional 190 da Polícia Militar e ainda os números 180 e 100. Servidores da SMAS também distribuíram cartilhas com exposição dos direitos das mulheres e os tipos de violência praticados e que devem ser combatidos.

O evento contou com a parceria da subseção local da OAB-MG, Unidade de Saúde do Bom Jardim, Programa Mediação de Conflitos (PMC), Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!, (CMDM) – Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Escola  Municipal Levindo Mariano e equipamentos da Assistência Social como o CRAS(Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Seinp (Setor de Inclusão Produtiva).

“O intuito maior das atividades foi mostrar para o setor do território do CRAS III, do Bom Jardim e demais localidades, os mecanismos que o município possui para enfrentamento do fenômeno da violência doméstica e familiar. O convite feito para que a OAB estivesse presente foi justamente para prestar esclarecimentos sobre os canais de denúncias e das políticas voltadas para a mulher, como pedido de medida protetiva, pensão alimentícia, dentre outros”, ressalta Jany Mara Bartolomeu, secretária de Assistência Social do município.

PROJETO

De acordo com a ex-prefeita Cecília Ferramenta, que exerce o mandato de vereadora em Ipatinga, a Praça Valdomiro Serafim da Costa ganhou uma movimentação diferente nesta terça-feira. Os frequentadores e moradores do bairro puderam tirar dúvidas sobre ações sociais e jurídicas e, principalmente, sobre a política de proteção às mulheres. “Foi desta forma que Ipatinga marcou a passagem do Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, agressão e violência contra as Mulheres como prevê a Lei 4.162, de 7 de maio de 2021, de autoria minha e do colega vereador Avelino Cruz”, informou, destacando a participação das esquipes da Secretaria Municipal de Assistência e da UBS do Bom Jardim e também para o Grupo de Mulheres Atitude.

Canais de Denúncias

Disque 180 – Central de atendimento à mulher ofertado pela ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher

Disque 100 – Disque Denúncia

Disque 190 – Polícia Militar

Deixe uma resposta