Lima- A vice-presidente da República, Dina Ercilia Boluarte Zegarra, foi empossada como presidente da República em sessão solene antes da sessão plenária do Congresso, tornando-se a primeira mulher a assumir a mais alta liderança da nação em 200 anos de vida republicana.”Juro por Deus, pela pátria e por todos os peruanos que exercerei fielmente o cargo de presidente da república, que assumo de acordo com a Constituição Política do Peru, a partir deste momento até julho de 2026″, disse ela.
Da mesma forma, garantiu que defenderá a soberania nacional, a integridade da república e a independência das instituições democráticas. “Vou cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis”, disse ele na cerimônia.
Nascida em Chalhuanca, Apurimac, em 31 de maio de 1962, Boluarte é advogada formada pela Universidad Particular San Martín de Porres, onde concluiu seu Mestrado em Direito Notarial e Registral. Além disso, concluiu diplomas na especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública, Direito Constitucional, Direito Processual Constitucional e Direitos Humanos. Ela também é uma conciliadora extrajudicial.
Dina Boluarte assume a mais alta liderança do Estado, no mérito da sucessão constitucional. Ao chegar ao Palácio do Governo, foi recebida pelo diretor-geral do Protocolo e Cerimonial do Estado, Manuel Cacho Sousa Velásquez; o chefe da Casa Militar, José Antonio Mariscal Quiroz, e o diretor-geral do Protocolo do Gabinete Presidencial, Arturo Javier Arciniega Calderón. (Informações do Governo Peruano)