A Usiminas agiu rápido com os procedimentos de segurança e também na comunicação ontem à tarde evitando apreensão com possíveis informações desencontradas depois que vídeos e imagens circularam nas redes sociais de uma evacuação na empresa. Muitos chegaram a suspeitar de um novo vazamento de gás na siderúrgica, como ocorreu na terça-feira. Imediatamente essa hipótese foi descartada.
A assessoria de Comunicação, rapidamente, enviou nota aos veículos de comunicação, tranqüilizando a comunidade, informando que as imagens referem-se ao cumprimento do protocolo de segurança adotado pela empresa com os trabalhadores que atuavam próximo dos altos-fornos. A medida de segurança foi adotada em função de uma queda de energia originada na geração de energia na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Conforme protocolo automático do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), vários consumidores industriais passam a ter a disponibilidade de energia reduzida e, nesse caso específico, demandou a parada do Alto-Forno 3. Sempre que isso ocorre- informa a empresa, apenas o pessoal essencial á operação (parada) permanece na respectiva área.
NOTA DA USIMINAS NA ÍNTEGRA
Gás
Em relação ao acidente ocorrido na última terça-feira que levou 15 pessoas ao Hospital Márcio Cunha depois de inalarem gás, as informações até o momento são de que seis pessoas permanecem internadas, uma delas em estado grave. As causas estão sendo apuradas.