Associação de Moradores do Centro Sul assume mandato como membro titular do Conselho Consultivo do PERD


Administrador e Agente Social João Henrique é o primeiro presidente da A.M.B.C.S a fazer parte do grupo de conselheiros

João Henrique: “a forma como vamos lidar com a natureza impacta diretamente à qualidade de vida na nossa cidade”

Assembleia na manhã desta terça-feira elegeu 32 novos membros para o Conselho Conselho Consultivo do Parque Estadual do Rio Doce, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil. Os novos membros empossados terão duração de mandato de dois anos. O Conselho Consultivo é um espaço de discussão dos problemas e demandas ambientais, bem como de sua integração com a sociedade.
Cabe ao Conselho Consultivo formular propostas relativas à gestão do Parque Estadual do Rio Doce, acompanhar a implementação e revisão do Plano de Manejo da Unidade, discutir e propor programas e ações prioritárias para o Parque Estadual do Rio Doce e Zona de Amortecimento, participar das ações de planejamento e propor diretrizes e ações para compatibilizar, integrar e otimizar a relação com a população do entorno.
De acordo com João Henrique, eleito primeiro representante da Associação Centro Sul para o conselho, “é um dia muito importante para a Associação e para a conservação da natureza no mundo, não tem como não associar a natureza à humanidade, à forma como vamos lidar com a natureza impacta diretamente à qualidade de vida das comunidades da nossa cidade considerando que quase metade do território do município de Timóteo integra o Parque.”
Outras instituições que compõem o conselho consultivo: Prefeitura de Timóteo, Prefeitura de Dionísio, Prefeitura de Marliéria, Prefeitura de Pingo D’agua, Prefeitura de Bom Jesus do Galho, Corpo de Bombeiro Militar de MG, Policia Militar de MG, Agência de Desenvolvimento da RMVA, COPASA, EMATER, SIND. Produtores Rurais de Marliéria, CBH DOCE, Relictos Associação de Defesa do Ambiente, DUPERD, GPM, USIMINAS, ArcelorMittal Bioflorestas, CENIBRA, CEFET/MG, UNILESTE, UNIVALE, SOMACULTURAL, AMDA e CCMT.

O PERD

O Parque Estadual do Rio Doce está situado na porção Sudoeste do estado, a 248 quilômetros de Belo Horizonte, na Região do Vale do Aço, inserido nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo. A unidade de conservação abriga a maior floresta tropical de Minas, em seus 35.970 hectares, com um notável sistema lacustre, composto por 40 lagoas naturais.

A unidade de conservação é morada de animais ameaçados de extinção, como a onça pintada e o monocarvoeiro, maior primata das Américas. Por abrigar a maior área de Mata Atlântica de Minas, o parque é considerado Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Seu complexo lacustre está incluído também na lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional, a Lista Ramsar.

Deixe uma resposta