Competição estimula ações de eficiência energética e combate ao desperdício
Em reconhecimento ao mérito e conhecimento demonstrados em testes sobre produção/geração de energia e consumo consciente, bem como ações de eficiência energética e combate ao desperdício, o aluno da rede municipal de ensino de Ipatinga, Michael Brayan da Silva Almeida, de 14 anos, conquistou medalha de prata na ONEE 2022 (Olimpíada Nacional de Eficiência Energética). O estudante cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Zélia Duarte Passos, no bairro Bethânia.
A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e conta com apoio de concessionárias de energia como a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). A pedido da Secretaria Municipal de Educação, a empresa realizou em setembro do ano passado uma palestra riquíssima de informações sobre o uso racional de energia elétrica, a fim de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes e, em seguida, o conhecimento foi quantificado por meio de desafios e provas na Olimpíada.
A ONEE é voltada para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil. Os participantes destacados nesses testes receberam prêmios como medalhas, bolsas de estudo e menções honrosas.
“Os alunos dos 8º e 9º anos da rede municipal participaram da palestra e foram desafiados a entrar no site da ONEE e realizarem os testes em duas fases: games e questões objetivas. Os desafios e provas aconteceram de 24 a 29 de outubro de 2022”, explica Patrícia Avelar, secretária municipal de Educação (SME).
Um dos objetivos da ONEE é tornar essa nova geração de consumidores agentes multiplicadores da temática. Por meio da competição, os estudantes aprenderam mais sobre o uso racional e consumo consciente de energia elétrica, além de descobrirem formas de incluir práticas da eficiência energética no cotidiano, de maneira dinâmica e divertida.