Energia para comunidades de baixa renda é tema de debate nesta quarta no Senado

Líder empresarial que tem conseguido resultados práticos na acessibilidade social no Brasil, Altair Vilar faz palestra sobre o futuro energético no Brasil

Altair Vilar, autor do livro Administração Solidária, presidente do Cartão de Todos

Uma das referências no Brasil quando o assunto é acessibilidade social, o empresário Altair Vilar, diretor-presidente do Cartão de Todos, que tem transformado a realidade de milhões de pessoas, proporcionando-lhes oportunidades que antes pareciam inalcançáveis como descontos em serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, lazer e energia sustentável para a população de baixa renda é um dos convidados para o quinto Seminário sobre o futuro do Setor Energético no Brasil. O evento, promovido pela Fundação COGE, da qual participam 68 empresas do Setor Elétrico Brasileiro, acontece nesta quarta-feira, no Senado Federal.

Ao lado de representantes do primeiro escalão do governo federal e especialistas como Nelson Hubner Moreira, ex-diretor geral da ANEEL e ex-ministro de Minas e Energia, Luiz Fernando Paroli, ex-presidente da Light, e ex-presidente da Fundação COGE, Altair Vilar participa do painel “Fontes Renováveis de Energia: Um Projeto para Comunidades de Baixa Renda” que busca contribuir para os possíveis avanços no setor energético capaz de oferecer energia na quantidade e preço acessível para a população e para a economia brasileira como um todo.

Reconhecido nacionalmente pelo trabalho bem-sucedido à frente do Cartão de Todos, uma iniciativa que se tornou modelo no Brasil e já expandiu para outros países disponibilizando serviços essenciais a custo mais baixo para as classes C e D, Altair Vilar conhece como poucos a realidade das pessoas de baixa renda. São 22 anos à frente deste projeto criado em Ipatinga que tornou o acesso a serviços prioritários para populações de todos os níveis no Brasil. Hoje são mais de 5 milhões de famílias ativas, o que corresponde a mais de 18 milhões de filiados, ou seja7% de toda a população brasileira atendida.

Também faz parte dos benefícios no cartão de descontos um pacote de serviços como telefonia, gás, farmácia. O mais recente é justamente a energia fotovoltaica criada em 2021 que, em um ano, conseguiu chegar a mais de 40 mil lares em Minas, oferecendo energia limpa e mais barata para as pessoas que mais precisam.

O Cartão de Todos tem investido em projetos que levam energia fotovoltaica para regiões carentes, proporcionando um acesso mais igualitário e contribuindo para a redução das desigualdades sociais. Altair Vilar ressalta que, além dos benefícios ambientais, essas fontes podem gerar economia financeira para famílias que muitas vezes têm dificuldade em arcar com altos custos de energia elétrica.

Ao utilizar o Energia de Todos, nome dado ao programa, o usuário obtém até 15% de desconto na conta de luz da Cemig. Além das moradias, a empresa atende comércios e indústrias.

MUDANÇA

Para Altair Vilar, este é o momento de um novo desafio de quem se preocupa com a população de baixa renda. O plano da empresa é que os serviços essenciais cheguem também à classe E. Considera uma situação insustentável, por exemplo, que muitas famílias ainda não tenham acesso à energia. “A falta de energia implica diretamente na qualidade de vida. Sem energia, as pessoas não conseguem estudar, trabalhar, afeta a saúde. É necessário estudarmos mudanças neste setor para melhorarmos esse quadro social. O caminho passa pela união esforços entre o setor público e privado para ampliar o acesso a essas tecnologias e garantir que todos os cidadãos possam se beneficiar”.

Altair Vilar ressaltou que acredita no poder transformador da educação e da inclusão social e que continuará trabalhando incansavelmente para ampliar os projetos do Cartão de Todos, levando qualidade de vida e oportunidades para os mais necessitados.

Deixe uma resposta