Muralha de 3.000 blocos de concreto armado auxilia a estabilização do terreno. Trabalho exigiu ainda reestruturação de fundações numa profundidade de quatro metros para maior estabilidade da pista
Voltou à normalidade o trânsito pela alça viária da avenida Maanaim entre os bairros Iguaçu e Cidade Nobre. De alta complexidade, as obras executadas no local determinaram a interdição do trecho em janeiro de 2023, por medida de segurança, em função de um desmoronamento de encostas e destruição da pista por causa das chuvas que se prolongaram desde o final do ano passado.
Os serviços no local,que duraram seis meses, compreenderam a reestruturação de fundações numa profundidade de quatro metros, reconstituição da pista e implantação de barreiras de contenção junto às margens do ribeirão,além da revitalização da ponte com reforço estrutural nas armações e concretagem havendo como complicador o fato de que na mesma região passam importantes tubulações de redes sanitárias que precisavam ser cuidadosamente preservadas.
No transcurso das intervenções, foram feitas escavações específicas a fim de modificar provisoriamente o leito do ribeirão, estreitando-o e modificando o seu curso até a finalização das correções.
Uma muralha de 3.000 blocos de concreto armado auxilia a estabilização do terreno junto ao curso hídrico e, recuperada a estrutura da pista de rolamento, seguiu-se o asfaltamento e vegetação de taludes.
No período de recuperação da alça viária afetada, o trânsito que era feito pelo contorno foi desviado, a partir da avenida Maanaim, para um pequeno trecho da rua Visconde de Mauá, no Cidade Nobre, que antes era contramão.
O prefeito Gustavo Nunes informou que antes do anúncio da retomada definitiva do trânsito no local fez uma série de reuniões, validando com as equipes envolvidas todo trabalho desempenhado no projeto. Durante a última semana, o prefeito detalhou e deu publicidade ao trabalho em suas mídias oficiais.