Como forma de reconhecimento e gratidão pelas notáveis contribuições para o sucesso do Projeto Mutum e para a conservação da biodiversidade brasileira, a Cenibra celebrou um momento especial no aniversário de 50 anos da empresa e nos 33 anos de realizações do Projeto Mutum.
O presidente da empresa, Takashi Nakajima, entregou aos homenageados uma placa com os seguintes dizeres: “A Cenibra agradece sua relevante contribuição para as conquistas e aprendizados do Projeto de Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção – Projeto Mutum. Esperamos que o seu exemplo continue inspirando outras pessoas para a conservação da biodiversidade brasileira. Sigamos juntos nesta jornada!”
Um dos homenageados é o ator e ambientalista Victor Fasano, por seu engajamento e apoio à causa ambiental, especialmente no que diz respeito à conservação de espécies da fauna brasileira. O ambientalista enfatizou a importância do Projeto Mutum na conservação da biodiversidade. Ele destaca que é um trabalho conjunto entre instituições, empresas como a Cenibra e a sociedade que faz a diferença na preservação da natureza.
Homenageados
Geer Scheres: Em 1988, Geer Scheres e seu sócio Luud Geerlings procuraram a CRAX por indicação do professor Helmut Sick, ornitólogo e naturalista alemão. Essa parceria resultou em uma cooperação produtiva que abrange várias espécies ameaçadas de extinção, trazendo reconhecimento internacional ao Projeto Mutum e à RPPN Fazenda Macedônia.
James Gomes Pitt Simpson: Engenheiro agrônomo com diversificação em zootecnia, James Simpson é associado-fundador e vice-presidente da CRAX – Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre desde 1987. Sua parceria de 33 anos com a Cenibra contribuiu significativamente para o sucesso do Projeto Mutum. James também desempenhou um papel importante na elaboração do Plano Nacional de Conservação do Mutum-do-Sudeste, criado pelo IBAMA em 2004.
Victor Fasano: Além de ser um renomado ator, Victor Fasano é um ambientalista dedicado à conservação de florestas e espécies ameaçadas de extinção. Sua contribuição para o Projeto Mutum é notável, e ele assinou o Projeto Jacutinga em 2003, resultando em reintroduções significativas dessa espécie. Em 2019, Victor Fasano fundou o Grupo AIROM Ambiental, que visa estimular novos projetos em colaboração com a Cenibra, o Criadouro Trópicus e o Criadouro Guaratuba.
Roberto Azeredo: Roberto Azeredo dedicou sua vida à pesquisa da avifauna brasileira, especialmente as espécies da Mata Atlântica. Fundou a CRAX – Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre em 1987. Azeredo foi fundamental na elaboração do primeiro Plano de Ação Nacional de Conservação do Mutum-do-Sudeste e também conseguiu a reprodução natural em cativeiro da Harpia harpyja, a maior ave de rapina do mundo.
Marcos Wazilewski: Fundador do Criadouro Guaratuba no Paraná, Marcos contribuiu significativamente para a conservação da Jacutinga. Ele cedeu exemplares para reintrodução na Fazenda Macedônia como parte do Projeto Jacutinga, assinado em 2003 em parceria com Roberto Azeredo e Victor Fasano.
Mauro Guimarães Diniz: Como técnico do IBAMA-MG, Mauro acompanhou o Projeto Mutum desde o início, em 1990, providenciando as licenças e autorizações necessárias para o transporte das aves. Em 2013, Mauro foi nomeado pelo ICMBIO para integrar o Grupo Assessor do Plano de Ação Nacional para Conservação do Mutum-do-Sudeste.
Christiane Duarte da Encarnação: Como técnica do IBAMA-MG, Christiane participou de ações fundamentais para a concretização do Projeto Mutum. Ela integrou a comitiva que fez a primeira visita de inspeção à Fazenda Macedônia, onde foi instalado o viveiro de aclimatação para reintrodução das aves. Suas ações lideraram um avanço significativo na conservação da biodiversidade brasileira.
Vinícius de Assis Moreira: Gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius tem sido um grande parceiro da Cenibra e de outras instituições na região, apoiando projetos de conservação da biodiversidade. Sua gestão bem-sucedida e apoio à expansão do Projeto Mutum têm sido fundamentais.
Antônio Eduardo Araújo Barbosa: Coordenador do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica, Antônio Eduardo tem contribuído significativamente para estratégias de conservação de espécies ameaçadas, incluindo aquelas abordadas pelo Projeto Mutum.
Ana Cleide de Araújo Gonçalves dos Santos: Fundadora da Ana Cleide Eventos, Ana Cleide desempenhou um papel importante na criação da Rota do Mutum, uma rota turística que promove a visitação à Fazenda Macedônia e contribui para o turismo sustentável em Ipaba, gerando empregos e renda nas comunidades locais.
Edson Valgas de Paiva: Biólogo e coordenador socioambiental da Cenibra, Edson Valgas foi o responsável técnico pelo Projeto Mutum por 20 anos, trazendo sua experiência para a gestão do projeto. Em 2013, ele foi nomeado pelo ICMBIO como um dos especialistas brasileiros para integrar o Grupo Assessor do Plano de Ação Nacional para Conservação do Mutum-do-Sudeste.
Responsabilidade
ambiental e social
De acordo com o presidente da empresa, Takashi Nakajima ,essas homenagens destacam o compromisso contínuo da Cenibra com a conservação da biodiversidade brasileira e reconhecem o esforço e a dedicação dessas pessoas notáveis que contribuíram para o sucesso do Projeto Mutum.
Além de celebrar o sucesso do Projeto Mutum, a Cenibra enfatizou seu compromisso contínuo com a sustentabilidade florestal. A empresa opera em uma área de influência onde se encontram alguns dos principais remanescentes de Mata Atlântica do Brasil, e é fundamental para a conservação dessas áreas.
Ao longo de seus 50 anos de existência, a Cenibra tem mantido um histórico de responsabilidade ambiental e social. A empresa investe em pesquisa, inovação e tecnologia para aprimorar suas práticas de manejo florestal e contribuir para a preservação da biodiversidade.
A empresa também desenvolve ações de educação ambiental e trabalha em parceria com instituições de pesquisa e órgãos governamentais para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais na região em que atua.
O presidente executivo da Cenibra, Takashi Nakajima, reforçou o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a importância de parcerias e colaborações para alcançar resultados positivos na conservação da biodiversidade e na promoção do desenvolvimento sustentável.
Sustentabilidade
Em um momento em que a conservação da biodiversidade e a proteção dos ecossistemas naturais se tornam cada vez mais importantes, a Cenibra se destaca como um exemplo de empresa que integra a produção de celulose com a preservação da Mata Atlântica e a promoção da sustentabilidade florestal.
O evento de celebração do Projeto Mutum e dos 50 anos de compromisso com a sustentabilidade florestal marcou um momento importante na trajetória da Cenibra e reafirmou seu papel na proteção da biodiversidade e na promoção de práticas ambientalmente responsáveis no setor de celulose e papel.