Os investimentos em novos equipamentos médico-hospitalares e na reestruturação física e administrativa do Hospital e Maternidade de Timóteo (HMT) pela atual gestão do Município tem se refletido positivamente na qualidade do atendimento à população. A Prefeitura de Timóteo por meio da Secretaria de Saúde realizou quinta-feira aproximadamente 120 cirurgias de catarata.
Quem passou em frente a portaria nº 3 do HMT reparou na movimentação intensa de pacientes e seus acompanhantes que começaram a chegar por vota das 7h. A programação se estenderá para mais dias ao longo do mês de dezembro. A Secretaria de Saúde está mobilizando todos os esforços para o encaminhamento de mais pacientes para serem atendidos.
Este trabalho, na opinião do diretor-técnico do HMT Belmiro Costa, é resultado do comprometimento de toda a equipe e representa mais uma conquista para a saúde de Timóteo. Para ele, esta quinta-feira é um dia muito importante para toda a equipe multidisciplinar que está envolvida nesse alto volume de cirurgias. “Essa é uma missão que nos foi repassada pelo prefeito Douglas Willkys e pela secretária Ana Paula de estruturar o hospital para que ele tivesse condições de realizar uma quantidade expressiva de cirurgias”, disse Belmiro Costa.
Nesta semana o Hospital e Maternidade de Timóteo recebeu mais dois aparelhos móveis para anestesia; equipamentos de última geração conforme o diretor-técnico. “A aquisição de novos equipamentos e a estruturação de toda a equipe vem para dar mais segurança e assim conseguir atingir o objetivo de atender a população com cada vez mais qualidade”, reiterou Belmiro que aproveitou para contar que tem recebido um feedbeck muito positivo sobre as melhorias implementadas na unidade hospitalar.
Para muitos pacientes poder voltar a enxergar com nitidez é começar o próximo ano com vida nova e muito mais perspectivas. A senhora Maria Geralda Lino, 63 anos, lembrou que a sua vista estava constantemente embaçada mesmo com o uso de óculos. Ela, que é moradora do bairro Olaria, também elogiou a rapidez com que a cirurgia foi agendada. Há dois meses ela se consultou e recebeu a indicação para fazer o procedimento em um dos olhos, intervenção ocorrida nesta quinta-feira. “Achei que ia demorar, mas tudo ocorreu de forma bem rápida. A recepção e o atendimento foram ótimos. Estou muito satisfeita e agora é preparar para a próxima”, comemorou a Maria Geralda.
As cirurgias de cataratas beneficiaram também os senhores Adson Viana dos Santos, 65, e Paulo César Trindade Benedito, de 61 anos, dentre outras dezenas de pacientes. Adson, que é morador do Ana Rita, contou que nessa semana a validade da sua CNH venceu e que a cirurgia vai dar tranquilidade para ele renovar a carteira de motorista. “Recebi um tratamento muito bom e pelo que vi a estrutura do hospital também está muito melhor. Não é mais o antigo Hospital Vital Brazil que conhecemos há tempos atrás. Mudou muito e pra melhor”, disse o senhor Adson que aproveitou para agradecer a toda a equipe do hospital pelo carinho e atenção com que foi tratado.
Paulo César, por sua vez, explicou que teve que aguardar um pouco para fazer a cirurgia de catarata por causa de outros problemas de saúde que enfrentou e que inclusive o obrigou a ficar internado. “Recebi uma surpresa boa ao deixar o hospital quando recebi o comunicado de que a minha cirurgia estava marcada. Foi um sucesso e o pessoal do hospital e da prefeitura estão de parabéns. Espero que mais pessoas de Timóteo tenham acesso a essa cirurgia. Que continue assim, com uma saúde de muita qualidade”, comentou o morador do bairro Alphaville.
Mobilização
A secretária municipal de Saúde, Ana Paula Campos, lembrou que as cirurgias de catarata já vinham sendo realizadas no Hospital de Timóteo, mas a mobilização desta quinta-feira foi a primeira sob a gestão do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). “O nosso anseio é dar celeridade a esse tipo de cirurgia. Estamos planejamento mais e as equipes da Secretaria de Saúde e do HMT estão envolvidas para que isso se torne realidade”, disse Ana Paula.
Para que esse alto volume de cirurgias seja viabilizado é mobilizada uma grande equipe multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais colaboradores como profissionais que atuam na recepção, na farmácia do hospital, entre outros. “Foram muitos dias de preparação para que tudo ocorresse na mais perfeita ordem”, reforçou Ana Paula. Para a realização dessa quantidade de procedimentos foram reservadas seis salas de cirurgias e as respectivas equipes médicas.