Unimed Vale do Aço reforça atendimento para casos suspeitos de Dengue e Chikungunya em ambulatório de Ipatinga

Pautada em seu propósito de salvar vidas e ampliando cada vez mais o acesso de seus beneficiários à saúde, a Unimed Vale do Aço conta com atendimentos de casos suspeitos de Dengue, Chikungunya, Zika e demais arboviroses no Centro de Especialidades de Ipatinga. Sem a necessidade de marcação prévia, os atendimentos ocorrem de segunda à sexta-feira, das 07h às 10h e das 13h às 16h. O Centro de Especialidades de Ipatinga está localizado à rua Novo Hamburgo, número 385, bairro Veneza.

O Centro de Especialidades de Timóteo, desde janeiro, conta com atendimento específico para caos relacionados a arboviroses causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti. Em Timóteo, o beneficiário Unimed pode utilizar o Centro de Especialidades localizado à rua Miguel Maura, número 550, no bairro Getúlio Vargas.

O atendimento ambulatorial específico para arboviroses é mais uma ação realizada pela cooperativa como estratégia para melhor atender seus pacientes frente ao grande volume de ocupação no Hospital Metropolitano Vale do Aço, ocasionado principalmente pelo surto regional que afetou todo sistema de saúde. Durante este período, a Unimed estruturou ainda ações com o foco no melhor acesso a saúde ao beneficiário, como ampliação no volume de atendimentos, distribuição de consultas nos Centros de Especialidades e orientações aos clientes.

Focada nos atendimentos de urgência e emergência, a orientação para os pacientes que apresentem sintomas leves e necessitem de atendimento, é que procurem as unidades ambulatoriais com agendamento prévio. A ida ao Pronto Atendimento deve ser feita apenas na presença dos seguintes sinais: dor forte e contínua na barriga; sangramentos na boca, nariz, fezes ou urina; tontura ou desmaio; diminuição do volume da urina; vômitos frequentes; agitação ou muita sonolência; falta de ar ou dor para respirar.

A Unimed Vale do Aço reforça que a melhor forma de prevenção à Dengue e Chikungunya é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de planta, pneus e garrafas plásticas.

Médicos participam de palestra sobre diagnóstico, manejo hospitalar e tratamento na fase crônica de arboviroses

O recente surto causado por arboviroses em nossa região tem levado as unidades de saúde e hospitalares a operarem em sua capacidade máxima. Focada em continuar entregando um atendimento de qualidade aos seus beneficiários, a Unimed Vale do Aço promoveu, por meio do 2° Opinião, uma palestra sobre o diagnóstico, manejo hospitalar e tratamento na fase crônica de arboviroses. Realizado no auditório do Hospital Metropolitano Vale do Aço, o evento foi conduzido pela reumatologista e cooperada, Dra. Anna Lydia Mol, pelo infectologista e cooperado, Dr. Pedro Carneiro, e pelo cardiologista cooperado e coordenador do Pronto Atendimento, Dr. Guilherme Figueiredo. Além de cooperados da singular e o corpo clínico do HMVA, o evento contou com a participação de acadêmicos de medicina.

Após a abertura do evento pelo diretor de provimentos em saúde, Dr. Gustavo Barcelos, o médico infectologista, Dr. Pedro Carneiro, falou sobre as considerações diagnósticas das arboviroses, explanando sobre questões clínicas, exames, testes específicos, pontos de atenção. O cooperado também falou sobre protocolos e a possibilidade de evolução da patologia para complicações neurológicas.

A Dra. Anna Lydia Mol falou sobre o manejo clínico da artropatia por Chikungunya, explicando questões relacionadas a fase crônica, medicação, fatores de risco, diagnóstico clínico, avaliação neuropática e tratamento. Já o Dr. Guilherme Figueiredo apresentou os dados epidemiológicos institucionais, informando os números de atendimentos gerais e relacionados a arboviroses, além de reforçar o atendimento ambulatorial nos Centros de Especialidades e Diagnósticos de Ipatinga e Timóteo.

Deixe uma resposta