Chefe do Executivo anunciou a medida à direção de educandário e estudantes nesta quarta-feira
Em visita à Escola SESI Santa Rita de Cássia, na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, anunciou que sancionou o Projeto de Lei n.º 4.864/2024, um novo instrumento de proteção aos autistas, sugerido por estudantes da equipe de Robótica Toy Steel.
“Eu acompanhei a campanha dos alunos e achei a iniciativa fantástica. É um projeto inovador e que será de muita valia para as pessoas autistas ou com deficiência auditiva. Sou grato à Escola Sesi e a todos os estudantes por colaborarem com o poder público, propondo uma medida tão importante”, destacou o prefeito.
Com a iniciativa, Ipatinga se torna o primeiro munícipio a sancionar uma lei originária de alunos do SESI. “A partir de agora todos os espaços culturais do município terão que cumprir essa lei, que beneficia principalmente as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista”, reforçou Nunes.
O Projeto de Lei, que na Câmara Municipal foi levado a plenário com a autoria do vereador Avelino Cruz, visa proteger as pessoas com autismo ou que tenham sensibilidade auditiva contra os efeitos da exposição sonora. Consiste na medição do som em diferentes espaços culturais como shows, teatros e cinemas, para torná-los mais inclusivos.
“Nossa gratidão a todos que apoiaram a equipe de robótica. Aos professores, familiares, parceiros, patrocinadores e a comunidade de Ipatinga. A todos os vereadores que aprovaram na Câmara de forma unânime, e ao prefeito Gustavo, que sancionou nosso Projeto. Agradecemos também à organização da First Lego League por nos ensinar a importância do trabalho em equipe e inovação”, pontuou Willian Sabino, Assistente de Tecnologias Educacionais do SESI. Para ele, a conquista é coletiva: “Juntos continuaremos rumo a novas conquistas. Lembrando que o mesmo Projeto segue tramitando no Congresso Nacional com apoio da deputada Rosângela Reis”, disse.
De acordo com Laura Menezes, aluna do 9º Ano, esta quarta-feira foi um dia histórico para a equipe Toy Steel. “Estamos muito felizes com essa conquista. Nos dedicamos a esse projeto e estávamos ansiosos por esse anúncio do prefeito. É um grande avanço para a equipe a criação de uma lei”, afirmou.
Emocionada, a gerente da Escola SESI, Cleia Chamon, parabenizou os profissionais da instituição pela dedicação. Ainda, mencionou os alunos, pelo empenho, os familiares, pelo apoio. “É uma alegria imensurável ter um projeto, criado pelos nossos alunos, sendo transformado em lei. Um projeto de cunho social e inclusivo que beneficiará tantas pessoas”, declarou.
Representando o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, o vice-presidente Administrativo do Sindivest, Luciano Araújo, elogiou os alunos e as lideranças políticas por apoiarem um Projeto inovador que tornará os espaços culturais mais acolhedores. “A Educação transforma vidas e hoje pudemos comprovar o quanto esses alunos de robótica podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu.