Um time de colaboradores da Unimed Vale do Aço e do Hospital Metropolitano Vale do Aço participou do 1° Congresso Mineiro de Medicina Hospitalar. O evento, que é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar – SOBRAMH, tem como foco capilarizar os preceitos e primícias do modelo assistencial.
Para representar as duas instituições participaram a gerente executiva de provimentos de saúde da Unimed Vale do Aço, Karyne Melo; a gerente assistencial do HMVA, Daniela Castro; a enfermeira hospitalista, Marcela Alves; e o médico cooperado e intensivista, Dr. Rogério Silveira Machado.
O evento contou com uma visita técnica a um dos hospitais credenciados ao congresso, permitindo que os participantes pudessem evidenciar as práticas relacionados ao modelo assistencial. Durante a programação científica, diversos cases de sucesso da implementação do modelo e ferramentas gerenciais foram apresentados, além da participação do corporativo da Pró-Saúde, por meio de Sandra Miziara e Letícia Teles, destacando a equipe hospitalista no contexto da Medicina Hospitalar.
“O evento permitiu alinhamentos importantes sobre o modelo assistencial, cujo sucesso está relacionado diretamente a integração multidisciplinar, cujas práticas assistenciais precisam estar atreladas em quatro eixos estratégicos: clínico, liderança, educacional e pesquisa/qualificação. Com este realinhamento é possível manter um cuidado alinhado, equipe empoderada, comunicação eficiente, processos sinérgicos, experiência do paciente positiva, além de garantir eficiência assistencial por meio da redução dos tempos de permanência e redução dos custos assistenciais”, destacou Daniela Castro.
NOVAS PERSPECTIVAS
Para o Dr. Rogério Silveira, o evento trouxe novas perspectivas para a prática já aplicada no HMVA. “A medicina no modelo hospitalista já está implementada no HMVA há dois anos e seu foco é o paciente, com a otimização de uma equipe multidisciplinar, em que participam médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, fonoaudiólogo. O Congresso nos deu outras possibilidades, nos auxiliando a trazer práticas ainda mais maduras ao nosso hospital, resultando na excelência da entrega assistencial aos nossos pacientes, com cada vez mais segurança e um menor período de internação”, afirmou.