Pelo segundo ano consecutivo as olimpíadas terão apoio da lei federal de incentivo ao esporte
As Olimpíadas Escolares de Timóteo_2024 serão realizadas em duas etapas, para melhor se adequar e respeitar o calendário escolar, que possui diferentes períodos programados para o recesso do meio do ano, para as redes pública e particular de ensino. A afirmação é do Coordenador Pedagógico das Olimpíadas, Professor Everton Lima, da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Secretaria de Educação.
As Olimpíadas Escolares de Timóteo 2024 é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer da, Cultura, Esporte e Lazer e conta com patrocínio incentivado da APERAM South América, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Nesta edição, as Olimpíadas Escolares de Timóteo serão realizadas entre 08 e 12 de julho e 05 e 20 de agosto, conforme calendário escolar definido pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, gerenciado pela competentíssima pedagoga, Sirlaine Castro.
Com eventos no Ginásio Coberto, Clube ASSEIT/SESI e Pista de Atletismo da USIPA serão disputadas as seguintes modalidades esportivas: futsal, handebol, voleibol, basquete, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, natação, judô e atletismo, nos naipes feminino e masculino. Os alunos das 15 escolas participantes, das redes municipal, estadual e particular serão divididos em duas categorias etárias: Módulo I: nascidos em 2011, 2012 e 2013 e Módulo II: nascidos em 2008, 2009 e 2010.Com a solenidade de abertura oficial marcada para o Ginásio Coberto, ás 18 horas, no dia 08 de julho de 2024 tem-se a expectativa da participação de mais de mil alunos das três redes de ensino e nas duas categorias para a edição 2024 das Olimpíadas Escolares de Timóteo.
Segundo o Coordenador de Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Professor Flávio Pena, a iniciativa visa promover o aumento da relação aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, na promoção do sentimento de pertencimento do aluno-atleta pela instituição, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos. O Professor ainda classifica como exponencial o grau de evolução da organização do evento nos últimos anos, o que atraiu maior número de participantes e imprimiu melhor desempenho da cidade nas etapas seguintes que ocorrem quando da participação de Timóteo nos Jogos Escolares de Minas Gerais, o JEMG. Dentro da programação dos 60 anos da cidade, em abril, Timóteo sediou a Etapa Microrregional Vale do Aço do JEMG.
Para José Vespasiano, o Professor Vespa, Vice-prefeito e Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e principal responsável pela reformulação do atual formato das Olimpíadas Escolares, o evento se constitui num importante instrumento pedagógico que agrega valores à prática esportiva na escola, contribui no processo de elaboração e formação da identidade e do caráter dos jovens alunos-atletas, além de favorecer de forma educativa a criticidade e o exercício da cidadania dos jovens timoteenses.
Outro destaque importante, feito pelo Subsecretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, Professor Cláudio Gualbertto, é a parceria e participação da Aperam, que por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte está custeando os investimentos necessários para aprimoramento dos processosinerentes à realização das Olimpíadas Escolares de Timóteo_2024. Segundo o gestor da pasta, a lei federal de incentivo ao esporte, com base na renúncia fiscal com dedução do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, além de uma inovação, se apresenta como importante avanço na consolidação do esporte como vetor de inclusão social e promoção da qualidade de vida, além de ser atualmenteo principal mecanismo de financiamento e fomento de projetos esportivos e de lazer, no Brasil.