Mais de 300 pessoas se reuniram para discutir participação da juventude no desenvolvimento e sustentabilidade das cooperativas. Esse foi o objetivo da 18º edição do Encontro de Jovens Cooperativistas, realizado pelo Sistema Ocemg neste mês de agosto, no Hotel Tauá, em Caeté. Para representar a Unimed Vale do Aço participaram as colaboradoras Rafaela Araújo e Walmara Oliveira.
Ao todo, 350 pessoas de 18 a 35 anos, participaram do evento que contou com debates, diálogos e palestras sobre diversos temas importantes para alcançar metas, sempre promovendo a intercooperação, característica do cooperativismo mineiro. Com o objetivo incentivar a participação ativa dos jovens nas questões das cooperativas em que estão envolvidos, o evento vem para fortalecer habilidades de tomada de decisão e contribuir para o crescimento e desenvolvimento do cooperativismo.
“Momento de muito aprendizado. Em cada palestra pude ver a força e o poder do cooperativismo na transformação da sociedade e como a juventude pode impactar nessa evolução. O cooperativismo é uma via para o crescimento pessoal e profissional. Me apaixonei ainda mais pelo modelo de negócio e pelos impactos, não apenas econômicos, mas também culturais e educacionais que ele traz ao planeta”, pontuou Rafaela Araújo.
“Os dias vivenciados no evento, foram de grande aprendizado. Foi um mergulho espetacular no universo cooperativista, tanto nas experiências quanto nas falas dos palestrantes, em que pudemos ouvir e ver a importância de cada vez mais promovermos o cooperativismo, não somente dentro das cooperativas, mas na comunidade em geral, sendo essencial para uma sociedade mais justa e inclusiva”, pontuou Walmara Oliveira.
Para o superintendente de provimentos de saúde da Unimed Vale do Aço, Gleidson Dias, incentivar a participação de jovens no evento é fundamental para a cooperativa. “Há algum tempo temos trabalhado a formação de jovens lideranças em nossa cooperativa, não apenas para que no futuro ocupem cargos de gestão, mas também para que se engajem cada vez mais no propósito e metas da instituição. Este evento promovido pela OCEMG vai de encontro a um caminho que já trilhamos, reforçando o compromisso das novas gerações com o fortalecimento do modelo de negócio que mais cresce no mundo e seus impactos sociais, culturais e de desenvolvimento na sociedade”, concluiu.